sábado, 2 de fevereiro de 2008

A reforma da Avenida Duque de Caxias revela a falta de visão administrativa do prefeito de Belém

Não entendi por que ele a chama pelo pomposo nome de Corredor Viário-Ecológico, dando a impressão de se tratar de obra maior do que aquela, ali construída.

Os praticantes de caminhadas matinais ou noturnas, homens, mulheres, jovens e idosos, que moram no entorno da Avenida Duque de Caxias, em Belém, lamentam a retirada da calçada que margeava o canteiro central de todo o trecho da avenida.
Está evidente, após a conclusão da reforma, que muita coisa mudou do começo ao fim da avenida, restando pouquíssimo do que já havia. Plantação de novas árvores, nova iluminação, novos semáforos, novas faixas, etc. Logicamente pensaram nos veículos que por ela trafegam, além, claro, na boa imagem que causará a um turista que desembarcar no Aeroporto de Val-de-Cães, e seguir em direção ao centro da cidade.
Mas será que era realmente necessário retirar a calçada do canteiro central? Agora somos obrigados a caminhar pelas calçadas (necessariamente irregulares) que ficam em frente às nossas casas.
Para mim, está bastante claro que Duciomar Costa, o prefeito de Belém, não quer saber o que pensam as pessoas que vivem nos locais onde realiza suas obras. Não dá ouvidos aos moradores, aos reais interessados.
Se tivesse consultado a população, Duciomar não mexeria no calçadão, pois era muito usado para a prática de caminhadas das centenas de moradores da área. Disparatado, preferiu deixar aquele imenso gramado encharcado percorrendo inutilmente toda a extensão central da avenida.
Outro absurdo: não foi construída uma ciclovia! Sequer um acostamento para facilitar a vida dos ciclistas. Como se a Avenida Duque de Caxias estivesse interditada aos que preferem ir e vir de bicicleta, o mais ecológico dentre todos os meios de transporte.
Finalmente, confesso que não entendi por que ele a chama pelo pomposo nome de Corredor Viário-Ecológico, dando a impressão de se tratar de obra maior do que aquela, ali construída.Espero que Duciomar reforme, de fato, a Avenida Duque de Caxias, visto que ainda tem tempo para corrigir os erros que ali cometeu.

Nenhum comentário: