domingo, 3 de abril de 2011

Caos na saúde - Morte em frente às câmeras


Blog do Edmilson
O caos na saúde pública na capital paraense voltou à mídia nacional. E de maneira trágica.
Foi no Globo Repórter exibido na noite de sexta-feira (01) em matéria da jornalista Graziela Azevedo (veja o vídeo postado no You Tube).
A morte de uma criança por falta de atendimento especializado no Pronto Socorro Municipal da 14 de Março expôs, mais uma vez, a gestão criminosa que há mais de seis anos vem demolindo os serviços municipais de saúde, em particular na área de urgência e emergência.
A trágica morte da pequena Ruth, tudo documentado pela equipe da Rede Globo, não pode ficar impune. Diante de imagens tão fortes, os gestores da saúde de Belém responderam com a mesma desculpa de sempre: a culpa sempre é da falta de verbas que devem ser cobradas do Estado e da União. É óbvio que as outras instâncias de governo também possuem sua parcela de culpa. A estrutura de atendimento à saúde está sucateada em todo o estado, numa cadeia de irresponsabilidade que há muito ultrapassou todos os limites suportáveis.
O que a matéria não disse, mas merece registro, é que esse quadro vergonhoso não é fruto apenas de incompetência. É um caso de descarado desvio de recursos públicos. Não é por outro motivo que os procuradores da República, no Pará, colecionam quase uma dezena de ações por improbidade, bloqueio de recursos e outras providências contra o prefeito Duciomar e seus secretários de saúde, em particular contra o atual, Sérgio Pimentel.
Para conhecer algumas dessas ações, clique aqui e aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Duciomar é a bola da vez ...o que ele pretende ? Sua más açoes estão a equivaler ao seu tamanho. Até as trasngressões devem ser bem administratas/ Do contrario perde-se o direcionamento, e tudo vem a tona, perderá não somente a credibilidade política (aliados)como muitos eleitores com certeza (Hoje isso parecerá não muito importante)/Mas no futuro a situaçaõ se reverterá de forma contraria aos seus interesses...