sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Moradores 'sinalizam' rua do Una

Do DOL
Moradores da rua do Una, entre as travessas Magno de Araújo e Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo, resolveram, por conta própria, fazer a sinalização de trânsito no asfalto. Eles compraram tintas, pincéis, faixas marcadoras, organizaram grupos de trabalho e arregaçaram as mangas. “Não aguentamos mais esperar pela CTBel. Essa é uma reivindicação desde 2007. Vamos pintar as faixas para evitar o pior”, disse o mecânico Edvaldo Aníbal Soares.
Em julho do ano passado, um carro teria se desgovernado e entrado no muro da casa da professora Maria Luiza da Rocha. “Minha casa fica bem na esquina. Não quero correr o risco de novamente ter minha casa invadida por um carro. Os acidentes são constantes. Nos assustamos com as freadas dos carros”.
A sinalização não está de acordo com o Código Nacioal de Trânsito, mas os moradores acham que, mesmo assim, o objetivo será alcançado. “Eu não sou engenheira de trânsito, sou professora, mas acho que os motoristas vão entender que aqui eles devem parar e olhar para os lados”, disse Maria Luiza.
Desvio
A moradora também denuncia que a via não é respeitada pelos motoristas. A rua teria se tornado rota de desvio de veículos. “Desde que construíram o binário, alguns ônibus que trafegam na Pedro Álvares Cabral entram na rua do Una para sair na rua Coronel Luiz Bentes e depois pegar a Senador Lemos. Isso não pode. Não é a rota deles. O trânsito tá ficando muito movimentado por aqui e nem tem fiscalização da CTBel, por isso tomamos essa atitude de sinalizar”.
O cruzamento da rua do Una com a Magno de Araújo foi o primeiro a ficar pronto. “Hoje (ontem) à noite, vamos terminar o cruzamento da Djalma Dutra com o Una”, disse a moradora.
A superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Helen Margareth, disse que as providências já começaram a ser tomadas para melhorar o trânsito na via. Na sexta-feira passada, segundo ela, foi instalado um sinal intermitente. Quanto à sinalização correta, ela disse que só será feita após o processo de licitação. “A homologação acontece até o dia 19 de janeiro, depois temos três dias para começar a fazer a obra.
Já prometi que a rua do Una será prioridade”. Porém, a superintendente avisa que a CTBel não se responsabilizará por qualquer acidente que ocorra por conta da sinalização feita pelos moradores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Toda iniciativa em defesa da integridade física é louvavel, pena os governantes, esperar acontecer algum acidente demaior gravidade, para tomar as providencias necessárias e obrigatória.Tomara que esta ação paliativa no futuro não venha causar transtornos legais a essas pessoas.