sexta-feira, 15 de abril de 2011

XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês

A Federação Brasileira dos Professores de Francês – FBPF e a Associação dos Professores de Francês do Paraná - APFPR realizará no período de 18 a 21 de outubro de 2011, o XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS, na cidade de Curitiba-Paraná, nas instalações da FESP, rua Dr. Faivre, 141- centro.
Com o tema (IN)FORMAR PARA TRANSFORMAR - o francês para todos: desafios políticos e didáticos, o congresso será um encontro acadêmico-cultural tradicional dos professores do francês do Brasil e representa um momento importante de avaliação e de reflexão para a construção de projetos educacionais a serem realizados por essa categoria que contribui para a educação e formação dos brasileiros. A vida associativa dos professores de francês, seja em âmbito estadual, seja na esfera nacional, firma-se em eventos como esse, ao fortalecer a sua consciência profissional e promover a troca de experiências.
Cinco grandes eixos temáticos constituem o evento entre os quais, de forma inovadora, o quinto eixo, Diálogos interdisciplinares franco-brasileiros nas Ciências Humanas, promoverá um diálogo interdisciplinar entre os professores de francês e especialistas brasileiros das Ciências Humanas cujas pesquisas tratam de temas e/ou autores (filósofos, pensadores, cientistas etc.), que pertencem à cultura francesa ou francófona. Dar voz a esses profissionais brasileiros de outras áreas nos pareceu uma forma de valorizar e de divulgar a sua produção intelectual e de agregar ao ensino da língua francesa o conhecimento veiculado por eles, sendo, portanto, o francês e o português, as línguas oficiais do evento.


Eixos Temáticos

1. Políticas para a expansão do ensino da língua francesa no Brasil
1.1 Políticas públicas e o ensino das línguas no Brasil
1.2 Políticas educacionais e a formação do professor de FLE
1.3 Políticas linguísticas e o ensino de FLE
1.4 O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e a realidade brasileira
1.5 Políticas universitárias para o ensino de línguas estrangeiras: o francês e as licenciaturas no Brasil
1.6 O papel das associações e a política de línguas estrangeiras, em particular, de FLE, no Brasil
2. Didática do FLE
2.1 Reflexões linguísticas e ensino
2.2 Novas tecnologias e ensino
2.3 O livro didático em questão
2.4 Oralidade e/ou escrita em sala de aula
2.5 Intercompreensão entre as línguas românicas e entre pares de línguas (português e francês)
2.6 Interculturalidade e ensino
2.7 FOS, FOU e Francês Instrumental no ensino atual das línguas estrangeiras
2.8 Leitura em língua estrangeira e em língua materna
2.9 Literatura em sala de aula
2.10 Formação dos professores de FLE
2.11 Avaliação
3. Literaturas de língua francesa
3.1 Perspectivas teóricas do discurso literário
3.2 Literatura comparada
3.3 Literatura e sociedade
3.4 Literaturas, ideologia, identidade
3.5 Literatura e estudos culturais
3.6 A literatura e suas relações com outras linguagens
4. Tradução enquanto área de pesquisa, de ensino e de prática profissional
4.1 A figura do tradutor no Brasil
4.2 Ensino da tradução na formação do tradutor
4.3 Teoria da tradução
4.4 Tradução literária e técnica
4.5 Formação e Prática do intérprete
4.6 Tradução assistida por computadores, programas e implicações na sua utilização
4.7 Tradução e cultura no mundo globalizado
5. Presença do mundo francófono na pesquisa brasileira em ciências humanas
5.1 Teorias e interpretações francófonas no campo da História
5.2 Contribuição das culturas francófonas para os estudos da linguagem
5.3 Lugar do pensamento francês na cena filosófica
5.4 Arte e francofonia: tendências hegemônicas e vanguardas
5.5 Teorias e culturas francófonas na constituição das ciências sociais
5.6 Da psicologia à psicanálise: intervenções francófonas

Parcours Étudiant
O XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, propõe dentro do programa do congresso, um parcours étudiant, ou seja, uma programação de interesse específico para os estudantes universitários.

I Instituto

No XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês acontecerá a primeira edição do Instituto, atividade complementar ao evento, composta de 4 minicursos opcionais, que acontecerá na terça-feira 18 de outubro de 2011, ao longo do dia.

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