segunda-feira, 28 de julho de 2008

SUSIPE, ausência total de humanidade e absoluta falta de respeito com a pessoa humana

Mais escândalo nacional à vista.
O sistema penitenciário estadual é o retrato do desrespeito aos direitos humanos.
Não são poucas as denúncias ao Centro de Detenção Provisória de Icoaraci, onde o que se vê são verdadeiras barbaridades praticadas contra a pessoa humana.
Lá, especialmente no atendimento de presos que se encontram com necessidades urgentes de assistência médica adequada, as atrocidades são notórias. Há inclusive detentos que já possuem deformidades físicas decorrentes da demora no atendimento.
A falta de insumos – luvas, seringas, soros fisiológicos, mascaras, etc - e medicamentos básicos – analgésicos, antibióticos, antiinflamatórios, etc - para assistir aos presos, impedem que os médicos exerçam suas atividades a contento e a demora extrema na marcação de consultas especializadas leva os doentes a um franco sofrimento, já que não têm oportunidade de receberem tratamento adequado.
Para se ter idéia há o caso de pelo menos um preso que padece há meses sem o devido tratamento para um tiro que recebera na perna, um sofrimento atroz e desnecessário para um ser humano.
O pior é que sem telefone para que os presos se comuniquem com seus familiares, muitas mães e pais passam semanas e até meses sem saberem do paradeiro de seus filhos. E, quando o sabem, são humilhados por funcionários, muitos deles defensores públicos, como se também tivessem cometido algum delito.

Nenhum comentário: