segunda-feira, 30 de junho de 2008

O valor da vida humana

Dois fatos ocorridos em Belém chamaram a atenção da opinião pública nas últimas semanas. Um desses fatos foi o resgate de uma tartaruga marinha, que suscitou uma operação gigantesca, envolvendo vários profissionais, com o intuito de salvar o animal e devolvê-lo ao seu habitat natural. O outro fato envolveu doze seres humanos que perderam as suas vidas em um hospital público.
Porém, os dois fatos citados em conjunto revelam a maneira como a sociedade tem enfrentado uma questão: o valor da vida humana. No caso do resgate do animal marinho, houve inclusive uma discussão entre uma bióloga que acompanhava o resgate e uma repórter que queria chegar mais perto e registrar o melhor ângulo para transmissão na TV. Segundo a profissional de biologia, tamanha proximidade poderia estressar o animal. Em contraste, um dos responsáveis pelo hospital público onde ocorreram as mortes das crianças afirmou que o número estava dentro dos padrões aceitáveis de mortalidade. A conclusão a que podemos chegar é de que a tartaruga marinha, se não vale mais do que a vida de doze bebês, pelo menos merece mais cuidado.
O homem tem valor acima dos outros seres vivos, pois foi criado por Deus, à Sua imagem e semelhança, ele é a coroa da criação e é porque esta concepção criacionista está cada vez mais marginalizada, sendo tachada de antiquada, anticientífica e retrógrada que estamos assistindo nos noticiários ao aumento do número de assassinatos, ao aumento da violência de pais contra os filhos e dos filhos contra os pais e a frieza dos bandidos.

Andréa Lobato Couto

Jornal Diário do Pará - Espaço do Leitor - Edição de 28/6/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi boa noite !!!
gostaria de dizer que adorei o que vc escreveu e concordo com vc a vida humana tem que ser respeitada pois ela e superior a tudo q existe na terra abraços stenia email stenianunes@hotmail.com